Além de reportar ilícito, o canal de denúncias (um dos pilares do compliance) tem forte cunho preventivo. Pois, pela detecção trabalha também na prevenção de outros ilícitos e casos. Ainda identifica causas raízes sistêmicas ao invés de “patinar” em políticas e consequências, possibilitando à organização desenvolver programas de capacitação específica à equipe e sanar o problema identificado.
Gestão x denuncismo: mais que identificação de ilícito e aplicação de sanção e medidas corretivas, o canal de denúncias é uma ferramenta de gestão, pois possibilita enxergar o retorno de investimento em ética e em prevenção. Traz matéria-prima valiosa ao gestor: o poder da informação. E consequentemente melhora comunicação interna da organização.
Você sabia que metade das denúncias se referem a problemas de relacionamento. É ilícito? É crime? Não, mas é um fator importante, identificado a baixo custo, que pode ser melhorado internamente e refletir em aumento de produtividade à organização. Ademais, é importante tratar todos os relatos – prestigia a pessoa que investiu tempo em relatar – e sempre reverte em benefícios para empresa. Em último caso conquista o funcionário, o cliente, o denunciante.
O canal de denúncia externo é fundamental, pois traz imparcialidade, independência, além da garantia do anonimato é a não retaliação do denunciante. Se a organização proíbe o anonimato ou não consegue garanti-lo, perde denúncias e o poder da informação. Além disso, o sistema terceirizado traz, a baixo custo, reputação, equipe capacitada e disponível on-line 24h (vinte quatro horas) o que é importante, pois a maioria das denúncias são feitas fora do horário comercial, principalmente à noite, bem como evita manipulação de dados e invasão.
Portanto, não deixe de implementar algo simples que pode trazer tantos benefícios e poder à sua organização.